Cuide hoje do seu sorriso

Responsável técnica Dra. Viviam Mendes - CROSP-CLM: 19754

Cirurgia Periodontal

periodontal odontoTodos os dentes são envolvidos pelo Periodonto. Mas o que seria o Periodonto?
O Periodonto seria tudo que protege e cobre o dente: gengiva, ligamento dental e também o osso.
Fatores genéticos ou até higienização deficiente podem provocar acúmulo de bactérias, provocando a gengivite – quando a inflamação envolve somente a gengiva.
Pode também provocar uma periodontite quando a inflamação envolver gengivas, ligamentos e osso ao redor do dente.
Quando o paciente desenvolve a gengivite, a gengiva sangra. Isso já e um sinal de que uma inflamação esteja ocorrendo. Gengiva saudável não sangra.
Se essa inflamação piora e não for tratada evolui para periodontite, envolvendo mais ainda o Periodonto a ponto de provocar mobilidade. Essa mobilidade muitas vezes pode provocar a perda do dente.
Sempre costumamos informar aos pacientes que o dente tem 5 lados. 3 deles quem higieniza é a escova dental. Os outros 2 lados quem higieniza é o fio dental, que é o maior responsável em higienizar o Periodonto.

Quando uma pessoa não passa o fio dental todos os dias durante a higienização, a gengivite se inicia e quase sempre uma consulta de profilaxia (limpeza) no consultório, mais instrução de higienização resolvem bem. Novos hábitos de higienização, e com muito mais qualidade são muito importantes para o controle da gengivite.

Agora se a inflamação desenvolver uma periodontite, além de profilaxia (limpeza) profissional, precisaremos indicar uma cirurgia de raspagem periodontal. Nessa cirurgia, iremos remover toda contaminação bacteriana da raiz do dente ou região envolvida.

periodontal odonto1Como decidimos por esse tratamento?

- Primeiramente solicitaremos exames radiográficos para complementar a investigação clínica.
- Se diagnosticada apenas uma gengivite, uma profilaxia completa com ponta de Ultrassom e Jato de Bicarbonato, uma raspagem manual em pontos estratégicos e reforços na orientação de higiene serão recomendados.
-Se a inflamação for maior, indicaremos uma cirurgia que exponha as raízes de maneira delicada e planejada, e realizar a raspagem para a descontaminação local e mais apropriada para o caso.
Essa cirurgia é realizada sob anestesia local, e medicações serão prescritas tornando mais confortável para qualquer pessoa que realizar esse procedimento.
E para que possamos junto com o paciente manter a saúde bucal, planejamos consultas de manutenção periódica a cada 6 meses pelo menos, ou conforme indicação, que será apropriada a cada necessidade. Mas o hábito de correta higienização é a melhor maneira de mantermos a saúde bucal e também do Periodonto.

Espaço Odontológico Perdizes © 2017. Todos os direitos reservados
By Qualificando Ed. e Tecnologia